Nos Cabos de Áudio & Vídeo


Recebi uma pergunta muito boa sobre gravação de DVD's, como são feitas, se existem coisas pré-gravadas, o que é feito "à vera", etc.

Bom, vou falar pela minha experiência, que não é muito vasta nesse assunto, mas acho que consegue render algumas linhas.

As gravações que já fiz de DVD se enquadram em 3 categorias: tudo gravado ao vivo, base gravada ao vivo e coberturas pré-gravadas, e tudo pré-gravado.

Particularmente, prefiro muito mais gravar ao vivo, porque a adrenalina do momento torna a coisa bem enérgica, mas a pressão para não errar é muito maior. Por outro lado, lidar com a questão da postura de palco (não se esqueçam de que o cabo de vídeo também está ligado), somado ao fato de em 99,9% das vezes estarmos lendo partituras, e condições de iluminação adversas (luzes refletindo no plástico da pasta de partitura, por exemplo),  podem ser coisas às vezes complicadas de lidar.

Mas as gravações 100% ao vivo também têm suas complicações, porque alguns instrumentos (como violão) geralmente não soam bem em linha, e os microfones pegariam muito "vazamento" de outros instrumentos. Por isso é muito comum fazer uma gravação mista: base (bateria, baixo, guitarra, teclado) ao vivo, e coberturas (violão, cordas, metais) pré-gravados. Dessa maneira tenta-se conciliar a pressão da base gravada ao vivo, e a qualidade de ter alguns instrumentos gravados de maneira mais adequada.

Uma outra maneira de fazer a coisa é ter todo instrumental pré-gravado em estúdio, e os músicos dublarem no palco. Sinceramente, é a que menos gosto, por dois fatores: perde-se a energia dos músicos tocando ao vivo, e ficar tentando anotar as frases que fiz na gravação, para tentar sincronizar o áudio e o vídeo, é uma das coisas mais maçantes que já fiz. O resultado nunca é exato, sempre haverá alguma informação que irá se perder, e é o tipo de gravação que me desgasta mais. Felizmente, não é muito comum fazer esse tipo de abordagem.

Um último tipo de gravação de DVD, que nunca fiz, mas conheço músicos que passaram por isso, é onde todos gravam, e é tudo refeito em estúdio. Tive um amigo músico que gravou um DVD dessa maneira, mas só seu instrumento (bateria) iria valer. Um verdadeiro pesadelo… ele dava a contagem, entrava, alguns da banda iam junto, outros não, e todos despreocupados, porque iriam re-gravar. Só ele que não. Quem já passou por isso sabe a dificuldade que é tentar se concentrar em ler e tocar, e um monte de gente da banda errando a torto e a direito. Como ele é um músico excepcional, conseguiu fazer seu trabalho com a qualidade de sempre, mas não foi fácil.

Bom, acho que é isso. Corta!

Abraço,

Claudio

Comentários

Eu disse…
Massa! Esclarecedor!!

Postagens mais visitadas