Negociação

Aconteceu no ano passado.
O produtor me liga para gravar o DVD de um artista "gospel", muito conhecido no meio.
A conversa é a seguinte:
"E aí, Claudião, o que você está fazendo de bom? Muito Trabalho?"
"Graças a Deus, tudo caminhando bem. Gravei o DVD do Leonardo, e agora me chamaram para acompanhá-lo."
"Sensacional! Poxa, você está numa gig top, ganhando bem. Quem sabe um dia a gente consegue ter uma grana para 'comprar o seu passe', etc..."
E a conversa vai por esse caminho. Até chegar no DVD propriamente dito, mais exatamente no valor do cachê.
"Então, serão 10 ensaios e a gravação. Quanto você acha que dá para fazer? Lembre-se que é um DVD 'gospel', a verba não é a mesma do DVD do Leonardo."
Fiz o cálculo mentalmente. Achei 10 ensaios um absurdo, tinha feito metade disso para o DVD do Leonardo, e não me agradava ficar 2 semanas fora do mercado. Tentei negociar essa quantidade, sem nenhum sucesso, porque o pessoal da banda (eu era o único "de fora") precisava de bastante ensaios.
Falei o valor.
Silêncio.
Aí vem a resposta: "então, claro que você vale o que está cobrando. Mas é que o pessoal da banda vai receber 10% desse valor. Para eles compensa, porque conseguem um monte de alunos depois."
Dei um valor mais alto, para receber uma contra-proposta, e chegar no valor que estava pensando. Mas, com o cachê da banda em 10% do que pedi, fica difícil qualquer tipo de negociação. Nem preciso dizer que não gravei o DVD.
Não encontrei esse produtor depois dessa conversa. Mas já sei uma das primeiras coisas que ele vai dizer:
"Pô, você está famoso, cobrando muito caro."
Ou será ele que está pagando muito pouco?
Abraço,
Claudio

Comentários

Elton Ricardo disse…
"Você vale muito mais do que isso, mas não tenho condições".

Cara, só muda de cidade/estado, porque as conversas são sempre as mesmas. Eu ouvi exatamente isso daquele cara que postei no Facebook querendo que eu faça por 70% de desconto no meu preço, parcelar e ainda me dar parte em permuta! rsrsrs

Como um amigo NOSSO diz: "Ninguem mais quer saber sua história, se você toca ou não, desde que tenha preço".

Abraços.
Elly Aguiar disse…
É triste esse tipo de coisa, dias atras fui num estúdio com um amigo, e o produtor disse que um cara "guitarrista" estava cobrando 1/3 da paga por faixa. As partes de guitarra do Cd iria sair pra ele o preço de 3 faixas. Escutei as gravinas, tive vontade de dar um soco naquele cara. . . Como pode estragar o mercado desse jeito. permitir um brincalhão desses sair lá da conchichina e vim destruir o mercado, e o pior, fazendo aquelas coisas que até o meu sobrinho de 4 anos, faz (perdoe o desabafo) tem a parte do músico sacana, mas tem a do produtor que contrata essa gente!
Pra Ponte de Partiu esses fura olho, queimar no zinzin (zinbalosdoszinfernus)
Mauricio Domene disse…
O cara que paga esse tipo de cachê, e obviamente aceita um cara tocando mal, não é seu cliente em potencial. Simples assim.
Quando aparecer um cara que toca como você, e cobrando preço de esfiha do Habbib´s, ai sim você tem que fica bravo.
Do contrario é um cara comprando no Habbib´s, e você vendendo esfiha do Almanara.
Claudio Rocha disse…
O pior é que já tem...
Toca bem, tem alguns baixos, rack, etc, e topa gravar por qualquer preço, e faz isso para não deixar nenhum novato entrar.
Assim não dá para competir, né?
Abraço!

Postagens mais visitadas