Um Novo Desafio


Desde o ano passado, iniciei uma parceria com o Eduardo Bonatto do Ed's Mod Shop, um fabricante independente de pedais e customização, por muitos músicos conhecido por "pedais de boutique", por seu caráter diferenciado e elitizado.

Comecei, por pura diversão, a fotografar os pedais, e a fazer umas amostras da sonoridade, para que outros músicos pudessem ter uma idéia mais precisa da sonoridade de cada produto. O sample se resumia a uma linha de baixo com duração de 8 compassos, repetida diversas vezes, sempre mudando a regulagem do pedal.

Até que um dia, tive uma idéia: que tal se, ao invés de tocar apenas uma linha repetidas vezes, eu criasse uma música, com blocos diferentes, cada um com uma regulagem diferente? Porque aí poderia oferecer uma visão mais musical do pedal, ao invés de puramente técnica.

Apesar de ser algo bem fascinante na teoria, na prática oferecia 2 desafios interessantes:

1) Como criar uma música de 1:30 minutos, com blocos diferentes, somente com o baixo e a bateria, sem se tornar algo incrivelmente enfadonho? Sempre acostumado a trabalhar em função de uma harmonia tocada por outros instrumentos, eu teria que criar uma "harmonia" que ficasse embutida na linha, e isso me deu um trabalho danado. Pelo simples fato de qua a música era um baixo solo, mas não um solo de baixo, e de maneira nenhuma quis ir para esse lado. A idéia era de mostrar o efeito do pedal sendo usado um uma situação de base, que é o fundamento do baixo;

2) A questão do timbre. Geralmente, o contrabaixo é timbrado para soar bem com outros instrumentos, e nem sempre soa bem sozinho, mas quando o arranjo está pronto, ele faz a diferença. Nesse caso, não existe outro instrumento além da bateria, e isso se mostrou uma tarefa árdua de pesquisa: que baixo usar, como cordas ásperas e lisas afetavam o timbre, se usar palheta ou o dedo era a melhor opção, qual amplificador usar no Bass Pod, etc. Tudo isso visando um resultado que desse a idéia mais exata de como o efeito se comportaria.

Eu sabia que o presente (pedal) era espetacular, e queria que a embalagem (sample) ficasse à altura. Deu trabalho, mas acredito que o resultado foi satisfatório.

Abraço,

Claudio

Comentários

Mauricio Domene disse…
Mas cadê a música???
Claudio Rocha disse…
Bom, uma delas é a do video do Moby Dick, abaixo dessa postagem.
A outra é do HeartBlower… tá gravada, o Ed deu ok, agora só falta fazer o video… :-)
Abs!

Postagens mais visitadas