"Sentando Nos Louros"

Escrevi tantas coisas nesse blog nos últimos anos e, recentemente, me vi fazendo um dos "pecados" que abordei aqui.

Ultimamente, fui relaxando com meu tempo de estudo formal, aquele tempo precioso de colocar o traseiro na cadeira e revisitar, pesquisar, aprender e progredir.

Com um monte de trabalhos na agenda (graças a Deus), quando tinha tempo livre, tratava de colocar minhas tarefas do dia-a-dia nos eixos, e o estudo começou a ficar para trás, chegando ao ponto de só pegar no instrumento quando tinha trabalho.

Até que comecei a me sentir um estranho tocando, me vi com medo de algumas partituras, evitando alguns baixos, e tive que parar para refletir. Cheguei à conclusão que escrevi alguns anos atrás aqui mesmo: "o trabalho como músico não o torna melhor". Simplesmente evita a decrepitude…

Depois de ver tantos músicos em gigs fixas, que pagam bem, se acostumando à rotina e "sentando nos louros", me vi seguindo o mesmo caminho. Tomei vergonha na cara, lembrei dos meus princípios, e voltei ao meu espaço de estudo, para continuar a caminhada.

Já sabia que quanto mais aprendemos, mais vemos que não sabemos nada. E, nesse processo todo, cheguei à conclusão de que o inverso muitas vezes é verdadeiro, começamos a achar que realmente sabemos muito, que simplesmente o nome e o conceito que o mercado faz de nós é o suficiente, e que podemos deixar as coisas como estão, sem nenhum esforço. Belas mentiras…

Abraço,

Claudio

Comentários

Daniel disse…
Caramba, passei exatamente por isso há uns dias. Vinha tocando nos cultos sem praticar em casa, mas voltei a praticar ao me sentir como vc falou: "um estranho tocando..." Bela reflexão.
Ramon Quetelle disse…
E digo mais! Geralmente buscamos ser aquilo que sempre imaginamos, por exemplo: "Seria legal se eu tocasse de tal forma", "Poxa, bem que eu queria conduzir tal estilo como fulano de tal, ou improvisar como cicrano" Mas e depois disso??? Acredito que não exista nada melhor na música do que a aquele momento em que você percebe que aprendeu algo novo, ah como é gratificante!!!

Abraço Claudio!!!

Ramon Quetelle.

Postagens mais visitadas