O Que Você Quer?

O que você quer da sua carreira musical?

Ser um músico de estudio super requisitado, o famoso " first call "? Ou um ocupado músico de shows? Ter uma banda de música instrumental, e só tocar o que gosta? Que tal ter uma agenda lotada de alunos, ávidos por seus ensinamentos? Ou de tudo um pouco?

Você pode escolher atuar em várias frentes, mas uma coisa muito importante, quando o assunto é carreira musical, é conhecer as peculiaridades de cada ramo, detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de um cliente chamá-lo, ou chamar seu concorrente.

Por mais incrível que possa parecer, muitos músicos acabam vacilando nesse quesito, achando que simplesmente sua técnica será suficiente para encaixá-los em qualquer ramo do mercado musical. Já fui regravar Cd's comerciais cujo baixista tocou como se fosse o projeto instrumental de sua banda, e assisti a shows onde o músico parece uma estátua de cera. Vi músicos instrumentais que tocam para arrebanhar alunos, conheci alunos que não fazem a mínima idéia em como aplicar um modo gregoriano em um acorde, mas decoraram os últimos licks da moda, e por aí vai.

Tenha em mente o seguinte princípio: seu trabalho será observado, analisado e classificado. Isso é um ponto fundamental da carreira musical porque, afinal de contas, tocamos para os outros. Então, seu ponto de partida deve ser o mesmo: observe, analise e classifique o mercado da música, para saber com a maior segurança possível como se portar em cada situação.

Claro, isso não garante que o músico seja o mais chamado para trabalhar, mas acredito que é um bom ponto de partida.

Abraço,

Claudio

Comentários

Postagens mais visitadas