"Onde Você Quer Ficar?"

Essa é uma pergunta muito comum no meio de gravação, principalmente para os baixistas.

A resposta, porém, não segue uma fórmula, pois acredito que vários fatores podem influenciar na decisão.

Desde o começo, gostei de gravar na técnica. O som das caixas me agradava mais, podia interagir e seguir instruções do produtor com mais agilidade, e dizer para o técnico que havia errado alguma coisa 1 segundo após o ocorrido, o que facilitava um bocado o processo.

Mas, de uns 5 anos para cá, comecei a pegar gosto por gravar dentro da sala da bateria. A pressão sonora da bateria, que vaza pelos fones, me entusiasma, e comecei a perceber que a sincronia melhora também, e hoje posso dizer que é sempre a minha primeira opção.

Então, como decidir? Geralmente, levo em consideração alguns pontos.

Em primeiro lugar, o espaço físico dos dois ambientes. A ténica é pequena, mas a sala de bateria acomoda os 2 instrumentos? Naturalmente vou pedir para ficar lá, pois é importante lembrar que algumas gravações se transformam em uma verdadeira Coletiva de Imprensa: técnico, tecladista, guitarrista, cantor, empresário, amigos, namorada(o), pais… em alguns casos até técnicas espaçosas ficam apertadas com tanta gente, então é muito mais prático ficar junto com o baterista.

Por outro lado, se a sala da bateria mal acomoda a própria, faz todo o sentido pedir para ficar na técnica. Alguns bateristas tocam muito alto, e essa proximidade extrema pode obrigá-lo a colocar muito volume nos fones de ouvido, o que não faz bem para sua audição, principalmente em trabalhos longos. Já passei por esse tipo de situação, e quase não consegui gravar por causa de dor de cabeça.

Porém, muito mais delicado que o espaço físico é a questão da monitoração.

Em uma época de proliferação incrível de Home Studios, uma grande parte não têm vias de monitoração suficientes para todos os músicos, ou seja,  fazem uma mixagem geral que vai para todo mundo. O guitarrista quer mais volume no fone dele? Isso quer dizer que vai aumentar a guitarra no seu também. A via do baterista tem o click num volume absurdo? Na sua via será a mesma coisa. O ideal, na minha opinião, seria um sistema como o da foto acima, da Aviom ou semelhante, com todos os canais separados, onde cada músico faz sua própria mixagem. Mas nem todos os estúdios tem "poder de fogo" para comprar um sistema desse para trabalhar com tranquilidade.

Porém, uma coisa interessante pode acontecer quando se grava na técnica… o técnico de som coloca o click em um volume bom para ele, e não para você… ou deixa o volume das caixas confortável para ele, e não para você. Entendo que ele vai ficar ouvindo o trabalho por muito mais tempo do que o músico, mas ter um som equilibrado para gravar é essencial. Nesses casos, pergunto se é possível eu ter um fone de ouvido, mesmo na técnica, para ter um mínimo de tranquilidade gravando.

Como disse no começo, não existe uma fórmula para decidir onde ficar. O importante é perceber aonde você se sente melhor, ou em qual lugar sua execução será menos prejudicada.

Abraço,

Claudio

Comentários

Fala Claudião! Beleza brother? Muito legais essas dicas, serão muito uteis. Cara você costuma gravar com cordas novas ou depende do que você vai gravar? estamos começando a gravar algumas musicas do primeiro disco de nossa banda (Única Razão - Hard Rock Gospel)
e gostaria de saber o que você recomenda nesse sentido.
Valeu irmão.
Claudio Rocha disse…
William, depende… geralmente cordas novas caem bem nessas situações, mas se você quiser um som mais vintage, talvez uma "amaciada" ou colocar flats possa ser uma solução interessante… abs!!!
Valeu Claudião! Vou experimentar as duas opções e ver o que fica melhor!
Abração irmão!

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