Técnica, Mau Gosto e Internet

Estava vendo alguns vídeos de baixistas no YouTube.
Fiquei impressionado com as técnicas usadas, algumas com nomes impronunciáveis, e achei interessante a quantidade de informação disponível no mercado e na internet. Na minha época, só tinha a vídeo aula do Jaco e do Chuck Rainey, e hoje você encontra tudo em qualquer lugar.
Mas isso me levou a pensar outra coisa: enquanto nos "antigamentes" as pessoas se preocupavam em ter conceitos musicais sólidos, para aplicar em qualquer técnica, hoje muitos músicos têm se preocupado simplesmente com a técnica, fazendo-a um fim em si mesmo.
O que torna alguns músicos tão especiais, a técnica? A resposta é: também. Pois quando você coloca a técnica de lado, a estrutura melódica, harmônica e rítmica são de uma riqueza incrível.
O que vejo hoje, muitas vezes, é uma geração de "papagaios de pirata", sempre repetindo os licks de alguém. Peça um slap para eles, e irão mostrar um "buffet" de coisas copiadas da Internet e vídeo-aulas. Mas quando você pede um simples improviso em um blues em Bb, irá entender o quão rasa e infantil é a sua cultura musical.
Obviamente, não estou querendo dizer que toda essa informação disponível é inútil, pelo contrário. O que estou dizendo é que tudo isso deve ser usado em favor da música, e não contra.
Pode parecer fácil na teoria, mas a prática diz o contrário.
Abraço,
Claudio

Comentários

Olá Claudio tudo bem .... cara antes de tudo queria agradecer pelo excelente trabalho como baixista e pelo ótimo texto e por q nao dizer toque pra moçada que está começando nos graves agora....

Sou editor do www.baixista.com.br o site dos baixitas posso postar esse texto no site com a ideia de aletar a galera?

meu email é contato@baixista.com.br

abração

Ayka

Postagens mais visitadas