"Tour-de-Force"

As notícias foram chegando aos poucos: 30 músicas, talvez não haja ensaio, com certeza não haverá ensaio, cheguem mais cedo para passar as músicas com os candidatos, estejam com a leitura em dia, venham bem preparados e descansados, etc.

Com essa perspectiva de dia realmente longo, chegamos no teatro para a gravação da fase de teatro do programa "Ídolos" 2010. O Beto Paciello, diretor musical do programa, chegou de óculos escuros, sinal de que a noite em claro escrevendo as partituras tinha cobrado seu preço. Não tirou os óculos nem na hora da gravação.

Na primeira passada de olhos nas partituras, ficou claro que precisávamos de um milagre: 30 músicas com cifra, divisão, convenções escritas, algumas linhas também, algumas delas não tínhamos a mínima idéia de como era o ritmo. Para melhorar, uma delas tinha uma transposição de 1 tom e meio abaixo do escrito, e teríamos que tocar transpondo. Realmente precisávamos de uma "mãozinha" extra.

Com a famosa pressão dos programas de TV, começamos o ensaio. Ouvíamos um pouco da gravação original, anotávamos o que dava, e tocávamos com o candidato. O ensaio durou até as 15:30hs. Engolimos nosso almoço e fomos gravar, as 16:00hs.

Dizer que tudo foi perfeito, que ninguém errou nenhuma nota, seria exagero. Mas conseguimos um resultado excelente, na minha opinião. Tocamos tudo, do começo ao fim, administrando o cansaço, nervosismo, e demos um bom suporte a cada um dos candidatos. O bom de ser velhaco, como disse um dos músicos, é que a experiência ajuda a saber errar, sem prejudicar.

Entre passar as músicas com cada um dos candidatos, no mínimo 2 vezes (em alguns casos até 3 vezes), mais a gravação, tocamos mais de 100 músicas ao todo. Será que entraria no Guinness? Acho que não, mas deu para cansar todo mundo.

Depois de tudo, receber os aplausos dos candidatos, o agradecimento da produção, acompanhado de um "a melhor banda do Brasil" pela diretora do programa, até que veio a calhar. Um pouco de reconhecimento nessas horas até que é bom, né?

Hoje estou podre. Minhas costas estão me matando, e parece que deixei minha bunda na cadeira do teatro, mas essa vai ser uma história para contarmos quando estivermos mais velhos: "quando éramos mais jovens, tocamos mais de 100 músicas em um dia! Foi inacreditável, e...", colocando um pouco de drama na história, só para impressionar os mais jovens...

Abraço,

Claudio

Comentários

Edu Fettermann disse…
Cara, parabéns! Admiro muito sua versatilidade, imagino que deva ter sido realmente pauleira tocar tantas músicas assim. Ansioso para assistir a tudo isso na TV!

Abraços
Lion disse…
Pedreira mesmo! Parabéns pelo esforço!
Ramon Montagner disse…
muito bom claudião....rsrs
abraçãospriestu

Postagens mais visitadas