Meteorito da Repetição

Tenho gravado muitos CD's de sertanejo universitário.

Não gosto de "cuspir no prato que como", mas esse estilo é um "calcanhar de aquiles" para mim. Pelo simples fato de que, diferentemente de outros estilos, os compositores trabalharem com a mesma harmonia e divisão rítmica.

Para os que conhecem algo sobre harmonia, é a famosa sequência: I - V - VIm - IV

Para os que não conhecem, é a mesma harmonia de "Let It Be", dos Beatles. Para quem conhece menos ainda, é a harmonia de "Meteoro", do Luan Santana.

Na verdade, gosto de "Let It Be", assim como adoro os Beatles. Mas confesso que gravar um CD com 6 ou 7 músicas com essa mesma harmonia, sem nenhuma variação no ritmo, e às vezes no mesmo tom, exige mais da minha criatividade do que gostaria.

Há pouco tempo atrás, os compositores se preocupavam em mudar um pouco as coisas. Hoje essa preocupação já era, todos querem compôr um novo "Meteoro", deixando a "bucha" para os arranjadores e músicos que irão gravar.

Se esquecem, porém, que a maioria se lembra do original, mas poucos se lembram da cópia. Se é que se pode colocar as coisas dessas maneiras...

Abraço,

Claudio

Comentários

Eu disse…
Verdade! rola falta de criatividade na maioria dos casos... tbém existem belíssimas canções nessa harmo.
A música Pop-Rock tbém explora mto essa seq. Harmônica.. o pop cristão nem se fala..

abçu Cláudioo!
Diego Brianezi disse…
E vamos combinar que essa "meteoro" nem é tão original assim...
Elly Aguiar disse…
Tenho observado as novas gerações, e há um total descompromisso com conteúdo, se a mensagem vai durar os caras pouco estão se importantdo, o que vale é o aqui agora, se vai tocar na rádio, os os incéfalos irão fazer coro. . .tenho sérias preocupações e tenho impressão de que estou virando um dinossauro, outro dia perguntado sobre o que ouço respondi Pantera, Megadeth, Almir Sater, Earth WInd and Fire, Luiz Gonzaga e Tião Carreiro, o muleque não sabia quem era nenhum dos artistas que citei, é triste...
Unknown disse…
Cláudio, tenho acompanhado seu blog e ele é muito bacana. Fico contente de ver que você vem conseguindo sucesso no seu trabalho. By the way, eu sou o BTNS o do BassForumeiro e espero que sobre um tempinho pra vc fazer um review do seu Ladessa FBass ;-)

Um abraço e muito sucesso. Beto

Postagens mais visitadas