Técnica Pra Que???

Há uns anos atrás, um aluno baixista pediu para me ver gravar, quando fosse possível. Quando surgiu a oportunidade, convidei-o e ele foi.

A gravação era daquelas muito, mas muito simples. Baladas, boleros, músicas com linhas de baixo com poucas notas, pouquíssimas frases, mais funcionais impossível.

Quando olho para o meu amigo, vejo aquele olhar desapontado, do tipo: "o que eu vim fazer aqui?"

No fim da gravação, ele me pergunta: "cara, por que eu preciso estudar técnica, se na hora de gravar é tudo tão fácil, tão simples?"

Essa pergunta é muito pertinente. Pra que gastar horas estudando escalas, digitação, velocidade, se na hora "H" você não usa nada disso?

A reposta me foi dada vários anos antes por meu professor de baixo. E era a seguinte: "nunca toque no seu limite". Quanto mais confortável e "com folga" você tocar, melhor.

Quando você toca no seu limite técnico, as coisas podem ficar um pouco complicadas. Uma linha um pouco mais complexa pode começar bem e terminar mal, por causa de falta de resistência, por exemplo. Uma frase relativamente simples pode começar a ser executada com "sujeira" como trastejados, interrupções entre as notas, ataque oscilante, por causa da falta de preparo em executá-la. Isso tudo aliado ao fato de, em uma gravação, você ainda ter que se preocupar em ler a partitura e tocar com o metrônomo.

Todas essas coisas são resolvidas com estudos direcionados de técnica: mecanismo, digitação, resistência, etc. Não existe atalho, mas o esforço é recompensado em começar a tocar uma boa parte dos trabalhos com "o pé nas costas". Quanto mais fácil, melhor, com mais confiança o músico pode tocar. É só observar os grandes músicos tocando, não estão preocupados em acertar as notas ou frases, parece que isso tudo sai naturalmente deles. Mas não se engane, isso é resultado de muito estudo...

Abraço,

Claudio

Comentários

Essa é a realidade que pena que não consegui chegar nesse nível e viver disso, mais diferente de alguns músicos hoje eu gosto mais ouvir do que estragar os ouvidos dos outros.
Legal esse artigo vou divulgar!!!
Eu disse…
Muito legal essa concepção! melhor chegar sempre "Sobrando" rsrsrs tocar no limite nunca dá certo!

Postagens mais visitadas