Do Papel Para A Música #1

Essa música faz parte do CD da cantora Caroline Negrão.

Vale a muito pena dar uma passada no Myspace dela, e ouvir as outras músicas do CD: http://www.myspace.com/carolinenegrao





Ficha técnica:

Beto Paciello: arranjo, teclado

Maguinho Alcântara: bateria

Roger Dias: guitarra, violão

Marcio Forte: percussão

Claudio Rocha: baixo

 Laços by Cruco68




Falando um pouco a respeito da música

Essa gravação foi bem bacana de fazer. Reservamos 2 dias para gravarmos 10 músicas, então tínhamos tempo para pesquisar timbres, desenvolver idéias, fazermos algumas tentativas para ouvir como as coisas soariam. Dividi o sinal do baixo, com uma via indo para o amp do estúdio, um Ampeg STV muito antigo, e outra indo para meu rack.

Nessa música, especificamente falando, gravei um take usando um Overdrive do Ed's Mod Shop o tempo inteiro, e no final (partes C2 e C3) adicionei um oitavador leve. Mas, depois de ouvir o que havia sido gravado, achamos que o Drive acabava ficando imperceptível, aí gravei mais um take usando um Fuzz, também do Ed's Mod Shop. Usei uma regulagem mais discreta, mas o suficiente para dar um timbre diferente no baixo.

Com relação a partitura, esse CD teve muitas linhas de baixo escritas. O Beto (Paciello) dobrou várias coisas com o teclado, então a idéia era seguir a linha bem à risca. Apesar de ter 3 folhas para o contrabaixo, a linha é um vamp (uma linha que repete várias vezes), então, no final das contas, tudo se resume à 2 blocos: o A e o C2. Os refrões ficavam mais soltos, e montamos a "levada"nos baseando na melodia escrita na clave de sol. Demos uma olhada antes de gravar e gastamos mais tempo achando os timbres e climas, do que na leitura propriamente dita. Não fizemos vários takes, a partir do momento em que começávamos a gravar, por volta de 2 ou 3.

Abraço,

Claudio

Comentários

Show Claudião! Deu pra se diertir bastante com as caixinhas mágicas, hein? heheheeh Pode falar pra galera o q usou nessa musica dos efeitos? Parece ser o Precision levando ela...
Claudio Rocha disse…
Fala Gus!
Então, usei bastante efeitos nesse CD. Preciso mostrar para o Ed depois, me acabei com os pedais, rsrsrs.
Coloquei um texto depois das fotos das parts, descrevendo um pouco o que usei. O baixo foi o Precision mesmo… tá com o ouvido afinado, amigo!
Abs!
Claudião

Postagens mais visitadas