Uma Nova Experiência


Apesar de ser um músico relativamente "rodado", peguei uma gravação bem diferente essa semana, no CD da Dani Cassú.

Todos os músicos que iriam participar da gravação receberam um e-mail, dizendo que seria um CD pop. Separei meu equipamento para levar, com a velha filosofia em mente: "melhor sobrar do que faltar". Coloquei os baixos, pedais, simuladores, tudo no carro, pensando que provavelmente muito pouco seria usado.

Mas, chegando no estúdio, vem a notícia: "a Dani mandou as referências para os arranjos, e é só música eletrônica, dance, house, techno, etc. Tem um synth bass nas músicas, então a gente vai quebrar um pouco a cabeça para somar com o baixo tocado."


Preciso confessar que é uma experiência estranha ouvir a base a ser gravada, e ouvir o baixo tocando, sabendo que ele não será tirado para eu tocar. Em um primeiro momento, pensei que talvez a melhor coisa fosse desligar as coisas e voltar para casa. Mas lembrei de uma música da Katy Perry que tive que tocar em um show, com o synth bass e o baixo real tocando juntos. E uma palavra do Roger (produtor) me animou por completo: "sabe aquele teste que você faz com os pedais na passagem de som, e depois desliga tudo para fazer o show? Hoje você pode deixar tudo ligado."

Com certeza, foi o trabalho com som de baixo mais processado que já fiz: drives, filtros, oitavadores, etc, tudo passando por simuladores de amps e indo para o rack, onde eram comprimidos e equalizados. Em alguns momentos, parecia o Fred Astaire, sapateando em cima dos pedais: intro com oitavador, parte A desliga oitavador e aperta filtro wah, e por aí vai. E em alguns momentos parava de tocar, deixando a linha do synth bass tomar conta da música, e voltando na parte B.

Adorei a experiência. A maneira de me colocar na música foi um desafio de pesquisar timbres, precisão de tocar com uma linha quantizada, leitura e linguagem. Gravamos metade do CD, e mal posso esperar para chegar a segunda parte.

O Roger me permitiu colocar as partituras para os leitores do blog darem uma olhada, então em breve estarão aqui.

Abraço,

Claudio

Comentários

Postagens mais visitadas