Dicas Dos Mestres

Por Keith Rosiér

Algum conselho para baixistas aspirantes a músicos de estúdio?

Mike Brignardello: Não desista. Existem tantas coisas que podem desencorajá-lo, mas as pessoas que fizeram carreira na música foram capazes de se manterem focadas no meio de todas as dificuldades. Frustração – não falta de talento – leva as pessoas a saírem do mercado.
Amo estar no mercado de música porque sempre há algo a se aprender – você nunca pode dizer que dominou todas as coisas.

Mike Chapman: Trabalhe em sua técnica e livre-se de todos os trastejados e outros ruídos. Tenha certeza de que seu baixo está em perfeitas condições. Seja uma pessoa fácil de trabalhar, e não tenha uma má postura profissional. Ouça as músicas que estão sendo tocadas nos dias atuais, para saber o que é esperado de você. Esteja sempre pronto para andar 1 milha a mais. Seja alguém de quem as pessoas dependam.

Nathan East: Você tem de trazer uma grande atitude para cada situação. As pessoas dão muito valor a isso. Também é muito importante ouvir, se manter evoluindo e aprender o máximo enquanto puder. Em último, porém muito importante, você precisa de integridade e qualidade do mais alto nível.

Dave Pomeroy: Você precisa ser duro consigo mesmo, pelo menos no começo de carreira. É muito fácil ser complacente. Nunca me esqueço de que há milhares de pessoas que adorariam fazer o que faço. Você deve se questionar e ter certeza de que quer seguir em frente. Se você realmente sente que está disposto a fazer esse compromisso, então deve pensar qual cidade seria adequada para você.
É importante seguir seus instintos e confiar em seu coração. Eu abandonei idéias porque parecia que mais ninguém as entendia, e então 5 ou 10 anos depois vi alguém fazer sucesso com o mesmo conceito musical. Por isso, ouça sua voz interior e faça o que sentir que é o melhor.

Lee Sklar: O mais importante é a prontidão e a atenção. Se alguém me diz que a gravação é às 12hs, estou lá às 11:40hs, com tudo montado, afinado e pronto para tocar. Há muito dinheiro e energia despendidas nesse trabalho, e você não pode ser displicente com relação a isso. Quando estiver na gravação, preste atenção e não fique "zanzando" pelo estúdio - isso pode distraí-lo.
No instante em que alguns músicos gravaram seu take, já estão pendurados no telefone ou fazendo outra coisa. Mas eu acho que é importante estar envolvido. Seu nome vai aparecer naquele trabalho, e você quer ficar orgulhoso disso. Quando o playback é tocado, ouça e faça sugestões, se tiver.
Quando vou para uma gravação, ainda a trato como se fosse o primeiro dia de minha carreira, e me entrego 150% a ela. Às vezes é frustrante, mas outras vezes é a coisa mais fantástica que você já experimentou.

Neil Stubenhaus: Você precisa ter grandes instintos sobre a música e pessoas. Existe um balanço delicado. Você deve saber o que tocar e quando tocar. E deve ser capaz de julgar quando concordar e quando discordar.
Você também deve se enturmar e ser natural. Não aja como uma criança numa loja de doces. Você deve se sentir no mesmo nível das pessoas que estão à sua volta - deve ser confiante.

Glenn Worf: Arme-se com todas as habilidades que conseguir. Exponha-se ao maior número de estilos musicais possíveis. Aprenda a ler música. Você deve estar preparado para lidar com tudo o que lhe for apresentado. Versatilidade é a chave.

Bob Wray: Aprendi muito sobre disciplina. Existem várias gravações que são divertidas, e outras que não são. Mas eu gosto muito de gravar e nunca me canso disso; a variedade tem me mantido na ativa. Eu acho que se você tem a oportunidade de tocar, então toque, pois você pode ser capaz de ganhar a vida com isso, como eu. É muito gratificante olhar para trás e ver a lista de artistas, filmes e álbuns nos quais toquei.

Extraído do livro "Studio Bass Masters"
Tradução: Claudio Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas