Diário de uma Gravação On Line

Recebo uma mensagem de um produtor no Hotmail, perguntando se poderia gravar 1 faixa para ele e mandar pela Internet.
Combinado o cachê e a idéia que o produtor tem para o baixo, ele faz o depósito da metade do valor e manda o material: uma cifra/partitura, a trilha sem o baixo, com o andamento e o "start zero" (aquele espaço em branco antes da música começar, para facilitar a sincronia), e o formato de áudio que deseja que eu grave.
A idéia para o contrabaixo, segundo o produtor, era uma linha que lembrasse as músicas da cantora Sade, um tipo de vamp que marcasse a música, com poucas notas, nada muito "esquentado".

Gravei o baixo aqui em casa usando meu equipamento: um pré Ampeg SVT, um compressor Dbx 160Xt, baixo Ladessa 5 cordas, passando pela placa M-audio Delta 44 e indo para o computador, onde usei o programa Nuendo, sem nenhum tipo de plugin.

Gravado o baixo, mando um mp3 da trilha com o baixo em evidência, para o produtor aprovar ou pedir algum tipo de mudança.
Quando o trabalho é aprovado, o produtor efetua a outra metade do pagamento, e então mando o áudio do baixo no formato apropriado para o projeto.
Nessa música em especial, o produtor me enviou o playback para dar uma idéia do trabalho depois da gravação do baixo.

Com agradecimentos ao Zé Antonio, por disponibilizar e autorizar o uso do playback.
Abraço,
Claudio

Comentários

Gabriel Oliveira disse…
Só faltou a Sade cantando! Mui bom! ;)
Mauricio Domene disse…
Muito legal esse tipo de post.

Se der, colocar só o playback para os baixistas tocarem junto, acompanhando a partitura.
Elton Ricardo disse…
Vi no DVD "Possibilites" do Herbie Hancock, que eles gravavam em real time. Herbie e o Greg em Los Angeles e o cantor em NY. Nunca consegui descobri como fizeram aquilo.. Seria bem interessante... Não acha?

Grande abraço!
Claudio Rocha disse…
Boa Maurício! Escrevi para o produtor e ele mandou o PB sem baixo. Agora, quem quiser brincar um pouco, fique à vontade.
Abraço!

Postagens mais visitadas