Uma Língua Morta?

Quando terminei de estudar o livro "Reading Contemporary Electric Bass Rhythms", sobre leitura em clave de fá, da Berklee Press, estava tão entusiasmado comigo mesmo, por causa do "upgrade" que tinha dado no meu "sight-reading" (leitura à primeira vista).
Próxima gravação, chego esperando alguma leitura para mostrar meu conhecimento recém adquirido. Olho as partituras, e para minha surpresa, todas só tem as cifras, a divisão rítmica e algumas convenções escritas em clave de sol! Nada de linha em clave de fá!
Essa situação sem repetiu em quase todas as outras gravações que fiz naquele ano (1998), e comecei a achar que tinha estudado alguma coisa totalmente desnecessária, como Grego ou Latim.
Desde então, de 5 a 10 por cento do que gravo tem alguma linha escrita em clave de fá, o resto sempre é "cifra + divisão + convenção". Ou seja, tenho que estudar leitura regularmente em casa para não perder a fluência.
Você pode perguntar: "por que você ainda teima em estudar uma coisa que praticamente caiu no desuso?"
A resposta é simples: porque isso acaba se tornando um diferencial, e também porque acredito que os 5 ou 10 por cento dos trabalhos que recebo merecem o mesmo cuidado que tiveram quando foram escritos pelo arranjador. Por isso. Ponto Final.
Também, é muito gratificante ver a cara do arranjador / produtor quando toco exatamente aquilo que ele escreveu, de maneira tranquila e musical, quase tão gratificante quanto meu cachê, rsrsrsrsrs.
Abraço,
Claudio

Comentários

Elton Ricardo disse…
Acho que vou parar de escrever frases, grooves, etc em clave de fá, assim você treina mais ler em clave de sol! hahahah!

Grande abraço e parabéns pela leitura. Isso só mostra que você é preparado para vários tipos de situações.
Mauricio Domene disse…
Escrever em clave de fá ou de sol está completamente fora de uso...

Eu, por ex, só escrevo em clave de Dó na 2a linha :-)
Renan Castro disse…
É super importante a leitura... também tou tendo que treinar diariamente!
Faz tempo que não deixo comentário aqui, é isso aí continua lendo e practicando!

Postagens mais visitadas