Ouvir e Testar

Me perguntaram como faço para escolher um timbre de baixo, ou até mesmo o tipo de baixo, para um determinado estilo ou música.

Fiquei "matutando" em cima dessa pergunta e cheguei à conclusão de que não tenho uma resposta exata para ela. Não existe um preset para guarânia, ou um timbre fixo para música pop. Assim como já testei um Fender Precision e um Ladessa para gravar uma determinada música, e ambos caíram bem.

Acho que a resposta mais próxima que posso dar a essa pergunta é o título dessa postagem: ouvir e testar.

  1. Ouvir: ouço música o tempo inteiro. Tenho amigos que, por conta de trabalharem com música, não conseguem ficar ouvindo coisas no carro ou em casa. Não sei se isso acaba os lembrando do trabalho, mas isso não acontece comigo. Posso passar o dia inteiro gravando, e quando entro no carro, pego o iPod e coloco algo para ouvir, geralmente um estilo totalmente diferente do que estava fazendo nesse dia. E ouço de tudo um pouco, de MPB a Death Metal. Acho que ouvir acaba criando referências, que me ajudam um bocado na hora de escolher o timbre, tipo de instrumento, efeito, etc. O CD é o resultado pronto das escolhas que os músicos, arranjadores e técnicos de som fizeram, e isso tem um valor super importante na hora em que vou gravar base só com piano e bateria, porque consigo prever com alguma segurança como as coisas vão soar lá na frente, com voz e outros instrumentos;
  2. Testar: mesmo com tantas referências na memória, é bom lembrar que essa parte da música não é exata. Talvez aquele timbre que funcionou bem em determinada música, acabe não sendo tão eficiente em outra bem parecida. Ou uma mudança radical na abordagem acabe sendo o grande diferencial da música. Lembro de uma gravação muito antiga que fiz, onde um oitavador acabou sendo o que marcou a música, e eu mesmo não tinha muita certeza de que funcionaria, acabou sendo um palpite que deu certo.
Uma mente aberta aberta e com vontade de experimentar coisas diferentes pode alcançar resultados bem interessantes e inusitados, e isso é sempre um diferencial.

Abraço,

Claudio

Comentários

Lion disse…
Mais uma vez, parabéns pelo blog!

Postagens mais visitadas