O Lado "B" do Negócio

Particularmente, acho muito legal trabalhar com música: não existe rotina, fiz grandes amigos no meio musical, gente de confiança, volta e meio sou brindado com a gig ideal, quando música, pessoas e cachê são o que deveriam ser. E, como diz um conhecido, "tocar ainda é melhor do que cortar cana".

Mas, como nem tudo é perfeito, existe um lado "B", e não conheço nenhum músico que goste de mexer com isso: cobrar cliente.

Hoje de manhã tive que fazer um desses telefonemas, e a sensação sempre é a pior possível. Parece que aquele que deve é a pessoa que está sendo importunada, e que vai fazer o favor de te pagar até o dia X. Só que isso não acontece, aí você espera passar alguns dias (para não parecer desesperado) e liga de novo. E todo o processo se repete.

Fora que todo cuidado para falar é pouco, para não ofender seu cliente. Todos os motivos para aquela ligação são usados: "você recebeu o número da minha conta?", "é que como não apareceu o depósito, fiquei com medo de ser algum problema no banco", "não estou cobrando, é só para me organizar", "é que gravei 2 trabalhos com aquele cachê, então não sei se é seu ou do outro cliente", e por aí afora.

No final das contas, viro o chato que não sou, e aquele que me deve, vira o amigão que irá me fazer o favor de simplesmente cumprir o que prometeu... ou não...

Detesto essa situação. Ainda compro uma máquina da Visa Electron e levo pro estúdio.

Abraço,

Claudio

Comentários

Elton Ricardo disse…
Quero ver quando o lado B riscar e esses caras não tem mais quem chamar pra gravar...

Abração!
Ramon Montagner disse…
Claudião,
é fogo essa situação!!
deveria existir um SPC/serasa pra produtores e "clientes"!!
nego safado estaria fora..
talvez tivéssemos menos trabalhos...rsrs...mas passaríamos menos nervoso!
Boa sorte!!
abração
Eu disse…
Nusss! que situação..! kkkkkkkkk

Mas, prefiro até deixar pra lá! rs

A melhor maneira de reparar isso foi "cortar pela raiz.. Acho que o maior sonho de consumo de nós músicos é poder escolher com quem prestar um serviço ou simplesmente conviver.
Alexandre Dias disse…
É triste esse lado da nossa profissão, e pior de tudo que não dá nem pra fazer um contrato ou cobrar de formas mais "fortes" perante justiça, até porque criaria mais um problema!

Mas ainda acho que o problema mesmo são os Músicos Pasteleiros (http://captainbasement.blogspot.com/search?q=pasteleiro).
E não é só pra gravação não! Pra tudo que é trabalho. Incrível, como as pessoas ainda pensam que músico está brincando e não trabalhando e isto acaba se refletindo na questão financeira, aí eu sempre pergunto:

Alguém pede carona pra taxista?

Postagens mais visitadas