Eu e Eles

Já ouvi muitos baixistas dizerem: “pra mim, baixo é o instrumento plugado no amplificador e ponto final.”


Respeito a visão dos puristas, até porque em 85% das vezes meu som não tem nenhum tipo de efeito, mas tenho uma idéia um pouco diferente a respeito.


Me lembro de, com pouco tempo tocando, de juntar dinheiro para comprar um Chorus, para ver “que bicho dava” usar o baixo com algum tipo de efeito. Sempre gostei de efeitos, pois me fascina saber até onde consigo processar o timbre do baixo, inclusive ao ponto dele não soar como deveria.


Não me considero um purista, e gosto de baixistas que experimentam outras sonoridades. Um caso clássico é o Tony Levin, baixista do Peter Gabriel: fiquei louco ouvindo-o tocar Fretless com palheta e oitavador. Acho que os efeitos me ajudam a manter a mente aberta a novas possibilidades de timbre.


A última aquisição para meu pedal board é o Pruneux et Creme, da Ed’s Mod Shop. Um tipo de fuzz com filtro auto-wah. Peguei um protótipo para testar e me apaixonei. Acho que semana que vem chega o “brinquedinho”, aí postarei alguns samples.


Abraço,


Claudio

Comentários

Postagens mais visitadas