Trânsito, Jingles & Overdubs

Estava pensando nos 2 últimos trabalhos que fiz nesses dias.
  1. Um jingle em uma produtora no Higienópolis;
  2. Uma gravação em um estúdio na Vila Madalena.
Como alguns de vocês sabem, moro em Santo André, uma cidade localizada na grande São Paulo, que fica a 20km do centro da cidade. Ou seja, uma distância equivalente (ou até menor) a de alguns bairros na própria cidade.
Fiz uns cálculos a respeito do tempo gasto nesses 2 trabalhos: o jingle levou 1 hora e a gravação de 6 faixas só de contrabaixo (overdub) levou 1 e 1/2 hora. Ao todo, 2 e 1/2 horas de trabalho.
Bom, com relação ao trânsito: 3 horas (ida e volta) para gravar o jingle, mais 3 horas (ida e volta) para gravar o CD, ao todo 6 horas no carro. Como chegar com saúde mental para gravar? Ainda estou desenvolvendo alguma técnica "zen" para tal feito, com respiração e apetrechos de auto-flagelação.
Como resolver esta situação, onde gastei quase 3 vezes mais no trânsito do que no trabalho? Pensei muito e estou fazendo uma lista:
  1. Mudar para São Paulo;
  2. Exigir o fim de gravações tipo "overdub", onde o músico grava sozinho. Com mais músicos sempre vai demorar mais, e se for algum do tipo descrito no post "gravações do inferno", como um baterista que escreve sua partitura ou um guitarrista que grava em pé, com certeza vou gastar mais tempo no trabalho;
  3. Os produtores de jingles poderiam ser mais neuróticos e enroscados, demorando muito mais em achar o que querem, e também poderiam fazer mais coisas do tipo "gravações do inferno", como pedir um som mais "azul" em determinada parte da música.
  4. Aquele que compôs a música e o dono da produtora também poderiam entrar em cena, pedindo coisas que não tem nada a ver com o que está acontecendo, e de preferência ambos divergindo de opinião durante a gravação, o que seria algo inédito na história da propaganda;
  5. O café do estúdio poderia acabar antes de começar a gravação, atrapalhando (ou até impedindo) a gravação.
Se você tem outras idéias para esse dilema, coloque nos comentários. Sugestões são sempre bem vindas.
Abraço,
Claudio

Comentários

Mauricio Domene disse…
Você poderia parar de estudar baixo. Com certeza as gravações começariam a demorar mais.

Ou poderia inverter as cordas, tocar como o Paul McCartney.

Só tem uma coisa a ser evitada a qualquer custo: esquecer o instrumento em casa. Nessa situação o tempo de transito seria dobrado, e ainda você teria a pressão de gravar mais rápido opara compensar, o que inviabilizaria qualquer tentativa de mudar a proporção entre transito x horas de gravação.
Giovanni Alecrim disse…
Cara, eu trampo 37km longe de casa. Moro na Vila Prudente e trabalho no bairro do Tamboré, na Sociedade Bíblica do Brasil. Mesmo fazendo horário alternativo de trabalho (entro as 6h30 e saio às 15h30) não escapo do trânsito na volta pra casa.
Trabalhei uma única vez perto de casa. Sempre andei muito dentro de Sampa e vou te passar algumas dicas que me ajudaram muito!
1) Encontre caminhos alternativos.
Esqueça a Rádio SulAmérica Trânsito. Muita audiência, muita gente para desviar no mesmo caminho que você. O bom e velho guia ajuda e o Google Maps também!
2) Desencane
Não há absolutamente nada que você possa fazer para tirar o trânsito da sua frente. Então, conforme-se. Você está na maior cidade da América do Sul e não quer pegar trânsito? Compra um Helicóptero! Falando sério, não adianta estressar, relaxa!
3) Música
Fundamental! Uma música ajuda o tempo passar e facilita a vida no trânsito.
4) Obedeça as leis
Parede redundante, mas não é. Se você cumprir a sua parte de respeitar as leis de trânsito, como por exemplo, estrar na fila para fazer a conversão à direita e não querer fura-la, ajuda muito você e os demais motoristas educados como você.

Acho que é isso.
O Domene está errado. Embora não toque nem um terço do que você e meu primo Gui Stutz tocam, eu faço uns ruídos no baixo também, é bom você estudar, ou acontecerá com você o que já aconteceu comigo: fiquei perdidinho numa jam que fizeram numa Igreja uma vez,hahaha.

Bom, é isso, no mais, dá um pulinho no meu site (http://www.tatigi.com.br/), o link do teu blog tá lá e eu leio todos os dias. Aproveita e acessa o meu também (http://cafecomalecrim.blogspot.com).

Abraços e Deus abençoe sua carreira! Eu oro por você e pelo pessoal do VPC!

Postagens mais visitadas