O Osso

Conversando ontem com um amigo, lembrei dessa história do século passado…


O ano foi 1999. Fui chamado para gravar em estúdio novo, que também era um selo musical, indicado por um colega de profissão.


O responsável foi direto ao ponto: "Se você gravar por X reais (valor baixíssimo), iremos chamar você para todos os nossos trabalhos. Porque, você sabe, nossas produções tem muito pouca grana, mas quando tivermos uma verba melhor, sempre aumentaremos o cachê. Você rói o osso, porque na hora em que tiver filé, você come também!"


Como um músico no início de carreira, e sempre na esperança de dias melhores, aceitei sem pensar 2 vezes. Gravei um bom tempo naquele lugar, sempre com cachês baixíssimos, porque as produções nunca tinham verba. Tudo bem que alguns artistas vinham só com roupas de griffe e morassem em Miami, mas o nosso cachê era sempre o mesmo.


Gravei mais um CD para os caras, e 2 dias depois o produtor me liga com o seguinte pedido: "Claudião, eu tô precisando de um guitarrista para gravar aquele CD que a gente fez anteontem. Mas não pode ser um guitarrista qualquer, eu quero um guitarrista bom, um guitarrista caro, para fazer uma onda mais pop!" (não é invenção, essas foram as palavras do cidadão).


A luz acendeu quase que na hora, e resposta veio antes que percebesse: "Ah! Quer dizer então que a gente cobra baratinho porque nunca tem verba, mas quando ela aparecesse você chama outro músico… bacana…"


É uma coisa interessante ouvir alguém que, pego com as calças na mão, tenta justificar o óbvio. As frases começam, mas nunca terminam: "Pô que é isso… veja bem… acho que você está equivocado… ahh… não, é que…", e por aí vai, frases desconexas que preenchem o tempo, e não explicam nada. Ou melhor, explicam absolutamente tudo, que poderia ser resumido na pequena frase:


"O osso é para você".


Vivendo e aprendendo…


Abraço,


Claudio

Comentários

claudia disse…
Achei que pelo desenhinho do osso vc iria falar de minhas sobrinhas... mas falou de gente ruim, indigna, cafajeste, oportunista, e acima de tudo, inconsequente. Porque esse tipo de gente vai se queimando ao longo da vida e acaba sem ninguém por perto, sem credibilidade, e sem um futuro de qualidade pra reverter tanta bobagem que foi feita. Ótimo exemplo para não seguir. Se não tem grana: seja sincero, ou faça vc mesmo em casa. Gostei hein? Abraço procê tb! Claudia
Anônimo disse…
...mas não pode ser um guitarrista qualquer como você, eu quero um guitarrista bom, um guitarrista caro,não um ruim e barato como você

desculpe, foi o que li nas entrelinhas.
Forte abraço, Claudio.
Claudio Rocha disse…
Apesar de não ser guitarrista, as entrelinhas dizem tudo, não?

Abraço, Anônimo

Postagens mais visitadas